O cabelo oleoso é uma queixa comum entre as mulheres. Muitas, inclusive, lavam as madeixas todos os dias e mesmo assim encontram problemas após algumas horas. Ao longo do dia, o cabelo vai ficando pesado e com aspecto sujo, derrubando qualquer penteado. A parte boa é que, conhecendo as causas, é possível amenizar o efeito com medidas simples e que não demandam muitos esforços.
Antes de qualquer coisa, é importante saber que a produção de gordura pelas glândulas sebáceas no couro cabeludo é algo natural do organismo. Porém, algumas pessoas possuem alterações e podem produzir óleo de menos, como no caso dos cabelos secos, ou demais, no caso dos fios oleosos. Vários fatores podem desencadear o aumento na produção do sebo, entre eles, causas fisiológicas, como alterações hormonais. Neste caso, o melhor a fazer é procurar a ajuda de um dermatologista.
No entanto, agentes externos também podem contribuir para deixar os cabelos oleosos e eles não são poucos. Cosméticos inadequados para o tipo de cabelo, secador muito quente, uso em excesso de condicionador, creme para pentear, leave-in e outros produtos são alguns exemplos. Mas, com simples cuidados, é possível contornar o problema e manter os fios impecáveis por mais tempo.
Confira 5 cuidados com o cabelo oleoso
1-Fique longe das altas temperaturas. Secador, chapinha e outros aparelhos modeladores podem estimular a produção de óleo, principalmente se usados próximos à raiz. Se esses aparelhos forem indispensáveis na sua rotina, lembre-se de usar um protetor térmico antes. Ele deve ser aplicado no comprimento dos fios e nunca perto do couro cabeludo.
2- Não lave com água quente! O princípio é o mesmo do item anterior. Além de deixar os cabelos mais oleosos, o calor pode contribuir para o aparecimento da caspa. Muita gente acredita que basta dar um último enxágue com água fria para resolver a questão. Isso é um mito, pois mesmo que o último jato seja frio, ele não vai minimizar o efeito da água quente usada durante a lavagem.
3-Não lave demais, nem de menos! Lavar com muita frequência acaba eliminando todo o óleo, fazendo com que o organismo entenda que é preciso fabricar ainda mais, agravando o estado dos fios que já são oleosos por natureza. Lavar de menos favorece o acúmulo de sujeira, piorando o aspecto. A medida ideal, segundo especialistas, é lavar um dia sim outro não.
4- Invista no xampu a seco. Eles realmente funcionam. Algumas marcas possuem opções para diferentes cores de cabelo. O xampu a seco é uma verdadeira mão na roda em situações de emergências, caso não tenha tempo para lavar. O único cuidado é não abusar do produto, pois ele pode obstruir a saída da oleosidade pelos poros, favorecendo a oleosidade.
5- Escolha o xampu e condicionador adequados. Felizmente, a oferta de produtos para cabelos oleosos é bem generosa. Há quem aconselhe deixar o condicionador de lado, o que é uma grande bobagem. Mesmo os fios oleosos precisam de hidratação. O ideal é não aplicar o produto na raiz. O uso de xampu antirresíduos também ajuda a controlar a oleosidade. O ideal é que a frequência de uso desse produto seja espaçada para não ressecar demais o couro cabeludo. Uma vez a cada 15 dias é o suficiente.
Seguindo esses cuidados com o cabelo, é possível manter o penteado em dia por muito mais tempo.
Produtos profissionais para cabelos
Indicações do Loft Hair Boutique
Xampu antiresíduo:
- Kérastase – Bain Divalent Specifique
- Senscience – Specialty shampoo oily scalp
- Paul Mitchell – Clarifying Shampoo Two
Condicionador:
- L’Oréal Professionnel – Vitamino Color
- Kérastase – Reflection Chroma Captive
- Senscience – Balance Conditioner
- Joico – Revitalisant équilibrant
Xampu a seco:
- Redken – Pillow Proof Blow Dry
- Davines – Hair Refreshener
- L’Oréal Professionnel – Tecni Art Morning After Dust