6 maneiras de evitar lábios ressecados no inverno

É só a temperatura cair um pouquinho que já temos o primeiro reflexo do inverno no corpo: lábios ressecados. Isso porque o tempo seco e frio acaba por reduzir a quantidade de água do nosso corpo e, como resultado, aparecem aquelas rachaduras que atrapalham qualquer maquiagem.

Um dos principais erros que contribuem para que você sofra com os lábios ressecados é achar que pode cuidar da pele no inverno da mesma forma que faz no restante do ano. Mas nem tudo está perdido! A dermatologista Dra. Carla Bortolotto apontou seis coisas que você pode fazer para evitar esse agregado nada benvindo da estação.

1 – Cuidado com a saliva em excesso

Você tem mania de ficar passando a língua nos lábios? Então é melhor parar… “Existe uma doença de lábio causada justamente pelo hábito de fazer isso, chamada ‘lip licking’, que resseca ao redor dos lábios, cantos da boca, tudo”, explica Dra. Carla.

É que aquele vermelhinho da boca sofre muito em contato com a saliva por conta das enzimas e da acidez dela. Então, quanto mais você faz isso, pior é.

2 – Não desista da manteiga de cacau

Na verdade, qualquer “manteiga” para lábios é válida, segundo a dermato. “Manteigas são só um ‘veículo’, é o que leva o produto que vai hidratar e não interfere no resultado”, esclarece.

Para ser completo, o processo de hidratação dos lábios precisa ter componentes para três etapas: efeito oclusivo (que é feito por manteigas e óleos para evitar perda de água), efeito umectante (feito principalmente pela ureia e D-Pantenol, que “pega” a água do meio ambiente e traz pra boca, e vai potencializar esse processo) e efeito emoliente (toque sedoso nos lábios).

3 – Tenha um Lip Balm na bolsa

Retocar a proteção durante o dia é essencial para reforçar esse cuidado. Hoje em dia, é muito prático você ter um batom hidratante com cor (e outras diversas funções) como é o lip balm. Sempre que sentir o lábio seco, entre um café e outro, no carro ou na rua, lance mão do seu.

4 – Preenchimento labial com cautela

Com o passar do tempo, vamos perdendo o colágeno dos lábios, isso é normal. O certo é tratar diariamente e saber se o quadro é de doença dermatológica ou estética, conhecer os cuidado de prevenção em cada caso.

O famoso preenchimento labial é feito com ácido hialurônico em pouca quantidade e, quanto a isso, recomendamos colocar pouco e ter controle anual para manter o volume inicial. Além disso, é preciso tomar cuidado com o tipo de produto que é colocado, procurar clínicas e médicos especializados e de confiança. É uma moda perigosa e que já está ficando fora de controle”, alerta Dra. Carla.

5 – Laser também é uma opção

“A intenção, neste procedimento, é estimular a produção de colágeno, melhorar a textura e volumização dos lábios. Isso pode ser feito interna ou externamente, apesar de que, quando feito por dentro, você não sente nenhuma dor”, diz a dermato.

“A boca é uma região muito contaminada, então pode ter efeito colateral durante ou depois da sessão. É preciso ter cuidado também”, acrescenta.

6 – Beba muita água sempre

Não importa a estação do ano, você já sabe que muitos dos seus probleminhas de beleza seriam resolvidos se você simplesmente ingerisse a quantidade recomendada de água todos os dias: aproximadamente dois litros. No inverno, costumamos não beber tanta água quanto no verão, por exemplo, mas isso precisa mudar, hein?

Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

ENTRE EM CONTATO

Envie sua mensagem.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account