Quando falamos sobre os cuidados com a pele, geralmente pensamos em quase todo o corpo. E por quê, “quase”? Pois bem: uma das partes do nosso corpo mais vulneráveis a exposição ao sol e outros perigos, como produtos químicos, costuma ser bastante negligenciada. Isso mesmo, estamos falando das mãos.
Por esse motivo, os cuidados com as mãos devem são super importantes e devem ser diárias, o que pode ser fundamental para evitar doenças de pele e até o envelhecimento precoce.
E para ajudar você a cuidar melhor das suas mãos no dia a dia, trouxemos 5 dicas da dermatologista Dra. Carla Bortoloto. Confira:
1 – Lavar sempre com água fria
Lavar as mãos com água quente pode até parecer melhor se pensarmos que o calor pode matar as bactérias mais facilmente. Porém, estudos recentes afirmam que o nível de calor necessário para isso seria muito superior ao que a pele humana suportaria.
Portanto, o melhor a se fazer é lavar sempre na água fria, para evitar que a pele fique seca e irritada com mais facilidade.
2 – Use luvas
Sempre que for fazer algum serviço doméstico, mesmo lavar a louça com detergente ou sabão, a regra é: use luvas.
Evite ao máximo expor sua pele a esses produtos químicos, mesmo os aparentam não ser tão agressivos.
3- Use sabonete líquido
O sabonete líquido é a melhor opção para lavar as mãos. E o motivo é simples: a barra de sabonete pode ser um verdadeiro lar para as bactérias. É interessante também, sempre que sair, levar um frasquinho com sabonete líquido na bolsa, para eventuais necessidades.
4 – Aplique filtro solar
De novo, estamos sempre nos preocupando em não expor nosso rosto ao sol, porém, as mãos também precisam (e muito) de proteção aos raios ultravioletas. O ideal é aplicar todos os dias e, no mínimo, duas vezes.
5 – Aplique creme hidratante
Por estarem muito expostas, as mãos precisam de hidratação constante. Prefira sempre utilizar cremes hidratantes potentes e próprios para a pele das mãos. O ideal é aplicar, no mínimo, duas vezes ao dia.