Assim como a pele, o cabelo também envelhece. Um dos efeitos mais aparente da idade capilar é o grisalho, além da porosidade dos fios e aumento da queda. Algumas pessoas lidam bem com o cabelo branco e até encaram a mudança como uma oportunidade para radicalizar o visual, por meio da coloração em tom cinza e tratamentos capilares para manter as madeixas hidratadas, protegidas e brilhantes. No entanto, a maioria das mulheres prefere disfarçar os fios brancos com coloração. Essa é uma entre várias opções disponíveis. Quer conhecer mais algumas? Vamos lá!
Disfarçando o cabelo branco com o próprio cabelo
Além de acentuar a jovialidade, a franja aumenta o volume da raiz e ajuda a camuflar os fios brancos que nascem na parte da frente da cabeça. Outra dica é apostar no messy hair (cabelo bagunçado), sem linhas certinhas e marcadas que dividem o cabelo.
Se a opção for colorir, como escolher a cor?
A cor mais indicada para cobrir o cabelo branco é o loiro, pois o tom ajuda a disfarçar as mechas acinzentadas e aumenta o intervalo entre as colorações. Mas isso não significa que todo grisalho precisa seguir essa recomendação. Há quem não goste do tom claro ou quer manter o castanho ou preto. Em casos assim, o hairstylist pode sugerir luzes suaves em tons mais claros e feitas com mechas finas, que além de camuflarem os fios brancos, ainda rejuvenescem. Lembre-se de que a quantidade de fios brancos interfere no tom do loiro. Quanto mais grisalho, mais claro deve ser o tom.
Agora quem já é adepto do loiro, pode seguir com as colorações, sempre combinadas com hidratações específicas para o tipo de cabelo, com produtos à base de pantenol e aminoácidos. Se os fios amarelarem, a solução é usar um xampu desamarelador.
Colorações de cor marcante, como o vermelho e ruivo acobreado, cobrem mais o cabelo branco pela pigmentação intensa e ainda aumentam o intervalo entre os retoques.
Escolhendo a cor do cabelo de acordo com o tom de pele
Peles claríssimas exigem colorações que contrastam. Vale a pena apostar em tons acobreados e, nas mechas, deixar a base do cabelo loira escura e as luzes dois tons mais claros, com o loiro médio.
Quando o assunto é coloração, castanho claro, loiro escuro e marrom sem fundo avermelhado combinam com peles claras. Já as mechas ficam destacadas com a mistura de tons castanhos e dourados. Se for morena, nuances em mel e caramelo ajudam a valorizar o resultado. O loiro claro de Gisele Bündchen é uma combinação de dourado e caramelo em mechas sem marcações. Por isso, o cabelo dela tem aquele aspecto natural.
A morena clara pode optar pelo ombré hair, com base e pontas em cobre ou loiro. Já o castanho claro acinzentado ou loiro escuro combinam mais com as morenas.
Base natural com nuances quentes e avermelhadas é uma boa opção para a pele negra. Nas mechas, uma boa dica é mesclar dois tons de marrom.
Dica para quem tem pouco cabelo branco
Se o seu cabelo ainda está começando a ficar grisalho, com menos de 50% de fios brancos, uma boa opção é apostar em um corte de cabelo que camufle as áreas com maior incidência e tonalizantes.
A melhor forma de disfarçar os fios brancos é ir ao salão periodicamente, tratando-os com os melhores produtos e sempre com o auxílio de bons profissionais.
Produtos profissionais para cabelos
Indicações do Loft Hair Boutique
- Chronologiste Regeneration (xampu e máscara) | Kérastase Paris
- BC Bonacure Q10 Plus Time Restore (xampu e condicionador) | Schwarzkopf Professional