Cabelos secos? Veja a importância do protetor térmico e da hidratação

Cabelos secos? Veja a importância do protetor térmico e da hidratação

Quem sofre com cabelos secos também precisa lidar com a falta de brilho, volume fora do controle e frizz, três dos principais efeitos do problema. Se você é adepta de químicas ou colorações e não costuma tratar os fios com frequência, o ressecamento será ainda mais intenso. Fora as agressões do ambiente, como o sol e a poluição, que também são prejudiciais aos cabelos. Porém, nem tudo está perdido. É possível recuperar a saúde e beleza das madeixas com alguns cuidados.

Como escolher a melhor máscara de tratamento para os cabelos?

O primeiro passo é escolher o creme adequado para seu tipo de cabelo. Se tiver dificuldade para determinar se é seco, oleoso ou misto, converse com seu cabeleireiro de confiança e peça recomendações.

Cabelos secos exigem hidratação constante, para devolver a umidade dos fios. As máscaras devem ter soluções nutritivas e umectantes, enriquecidas com queratina, aminoácidos, proteína e ácidos graxos, além do PH adequado para seu tipo de cabelo. Para descobri-lo, o ideal é solicitar a avaliação de um profissional.

Combine a máscara de tratamento com o uso de óleos essenciais, para eliminar o frizz dos cabelos e disfarçar as pontas duplas.

A aplicação da máscara também influencia em sua eficácia?

Sim. Inclusive, antes de aplicar o produto, o ideal é retirar o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha. Do contrário, o efeito do produto pode ser afetado.

Na hora de aplicar a máscara, lembre-se de retirar todos os resíduos do cabelo, principalmente se tiver o hábito de usar produtos variados nos fios, como leave-in ou pomadas. Um xampu antirresíduos pode ajudar a abrir as escamas capilares e facilitar a absorção do tratamento, mas use com cautela, pois em excesso pode aumentar o ressecamento.

O creme deve ser aplicado em todo cabelo, menos no couro cabeludo, aguardando o tempo recomendado pelo fabricante.

Por que o protetor térmico para cabelo é tão importante?

Além de proteger os fios do calor da chapinha e secador, ajuda a selar as cutículas, diminui o frizz e ainda hidrata e dá mais brilho. Para completar, o produto também prolonga o efeito da escova, mantém os cabelos modelados por mais tempo e facilita a escovação ou alisamento com a prancha.

Em contato com os raios solares, o uso de leave-in com proteção UV é indispensável para os cabelos.

Existe protetor térmico para cada tipo de cabelo?

Sim. Cabelos finos exigem protetores líquidos ou em spray à base de queratina, pois não pesam as madeixas e não causam oleosidade. Fios grossos necessitam de nutrição, ou seja, a opção em creme à base de silicone é a melhor opção. Os cachos pedem produtos em sérum, mousse ou creme com ação antifrizz e controle de volume. Já os crespos ficam mais hidratados com protetor térmico em creme ou spray, caso o fio seja mais fininho. Cabelos quimicamente tratados precisam de finalizadores com aminoácidos que ajudam a restaurar e proteger os fios.

Como o protetor térmico deve ser aplicado?

O protetor térmico deve ser aplicado antes de secar os cabelos, mas também pode ser usado como finalizador após a secagem.

No geral, o produto deve ser aplicado em todo cabelo, com exceção da raiz, mecha por mecha. Antes de passar nos fios, a dica é esfregar o creme, óleo, sérum ou mousse nas mãos para intensificar o efeito. Depois é só finalizar com o uso do pente, que ajuda a distribuí-lo uniformemente.

O corte de cabelo pode ajudar a conter os cabelos secos?

Depende. Em caso de pontas danificadas (duplas, enfraquecidas e quebradiças), você pode recorrer à tesoura antes do tempo médio. No geral, cabelos secos precisam de cortes mais frequentes, pois esse tipo de fio é mais propenso a desenvolver problemas estéticos. Portanto, o corte deve ser feito pelo menos a cada três meses. Mantenha as pontas e o cumprimento saudáveis, para otimizar a hidratação.

Produtos recomendados

  • Moisture Recovery (xampu e condicionador) | Joico
  • Silk Moisture (xampu e condicionador) | Senscience
  • Bain Fluidealiste (xampu) | Kérastase Paris
  • Fondant Fluidealiste (condicionador) | Kérastase Paris

CTA-revista-loft-1edição

 

Comentários
  1. Aline 2 anos atrás

    Gostaria de saber se eu lavar o cabelo a noite, aplicar o protetor termico e utilizar o secador, no dia seguinte se eu for usar a chapinha, eu preciso passar o protetor térmico novamente, ou o que passei no dia anterior ainda é valido?

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

ENTRE EM CONTATO

Envie sua mensagem.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account